INFORMATIVO
SINPAP/MS
Edição nº 1
COMUNICADO OFICIAL
3ª Entrevista Especial: Paixão e gratidão pela carreira fazem parte da vida pessoal e profissional da perita papiloscopista Jane Verão
Nádia Nicolau - Assessoria de comunicação SINPAP/MS
, 07 de Fevereiro, 2018
07021809921 7

Prosseguindo com as homenagens aos Peritos Papiloscopistas que fazem parte das primeiras formadas no estado de Mato Grosso do Sul, hoje quem tem a palavra e conta como foram os anos de dedicação ao trabalho, as amizades conquistadas e como a satisfação da realização profissional transformaram o sentido da vida é a perita papiloscopista Jane Verão, que está na condição de aposentada desde 2008. Ela explica um pouco como foi sua trajetória na profissão.


Acompanhe o depoimento:


Para ser sincera, a motivação para prestar o concurso foi para ter os benefícios oferecidos a um funcionário público. Assim que passei no concurso e ingressei na Academia de Polícia, começou minha motivação ao aprender sobre a Papiloscopia, que achei muito interessante. Quando fui lotada no Instituto de Identificação, aí sim começou a despertar em mim a paixão pela profissão.


A relação com os colegas foi ótima. Nos tornamos muito unidos. E a luta pela categoria se tornou forte. Percebemos logo que a Papiloscopia não era reconhecida como deveria. Que teríamos que lutar muito. Os desafios maiores foram o de mostrar aos demais a importância do nosso trabalho.


Foram muitas as adversidades, destacando a nossa luta enfrentando, ainda em estágio probatório, uma greve em busca de melhorias. Outra lembrança muito gratificante foram os trabalhos realizados em quase todas as cidades do interior. Identificando pessoas que não tinham acesso à carteira de identidade. E a maior saudade é, com certeza, do companheirismo, da amizade, da força e da garra. Enfrentamos muitos desafios.


Sobre as amizades, tenho contato pessoal com poucos. Isso devido à aposentadoria, cada um vai se distanciando um pouco. Mas sempre que posso procuro estar por perto.


Fiz este concurso para ser funcionária pública, mas a Papiloscopia virou uma paixão, acredito que para todos que ingressaram na carreira também. A Papiloscopia tem enorme importância para a população de um modo geral. Ela te identifica como uma pessoa. Ela ajuda a desvendar uma série de desafios para a Polícia. Considero totalmente necessária para a sociedade.


Hoje sou aposentada, mas tenho um imenso orgulho de ter feito parte da Primeira Turma de Datiloscopistas do estado de Mato Grosso do Sul, reconhecidos como Peritos em Papiloscopia.

16111807745 comunicado feriado e pf novembro
- 16 de Novembro, 2018

Em função do feriado nacional da Proclamação da República (15) e do Ponto Facultativo (16), o Sindicato dos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do S... LEIA MAIS

141118121225 img 0550 1038x576
Promoção
Com informações Polícia Civil/MS - 14 de Novembro, 2018

O Conselho Superior da Polícia Civil (CSPC) se reuniu, nessa terça-feira (13), para discutir a promoção funcional dos Policiais Civi... LEIA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS